Acesse informações sobre o Cemitério da Consolação e saiba como este lugar, no centro da cidade, ajuda os paulistanos a se despedirem de seus entes queridos de forma tranquila e a ficarem em paz.
Localização
- Endereço: Rua da Consolação, 1660
- Bairro: Consolação
- Região: Zona Central de São Paulo, SP
- CEP: 01302-001
- Rota: Google Maps
Contato
- Telefone: 0800-0800-190
- WhatsApp: (11) 91699-9628
- E-mail: contato@consolare.com.br
Horário
- Atendimento ao Público por Telefone: 24 horas
- Funcionamento do Cemitério: 08h00 às 18h00
- Obs.: Não há realização de velório dentro do Cemitério da Consolação.
Visitação
Devido o Cemitério da Consolação ser considerado um museu a céu aberto, ele possui um serviço gratuito de visitação guiada para os cidadãos paulistanos.
As visitas que acontecem semanalmente em dias alternados, às sextas-feiras e aos sábados, duram cerca de 2 horas e possuem um limite de 65 pessoas por passeio.
São dois monitores que realizam os passeios, sendo um deles o Popó, personalidade emblemática do Cemitério da Consolação há mais de 23 anos, que relata com bom humor muitos fatos sobre as personalidades sepultadas ali e as obras de artes esculpidas por todo o cemitério.
O outro guia é Patrick Gomes, filho de Popó que está sendo preparado para assumir o lugar do pai.
Os ingressos para o passeio são gratuitos e disponibilizados a cada dois meses na plataforma Sympla.
- Passeios às Sextas-feiras: 10h00 e 14h00
- Passeios aos Sábados: 10h00 e 14h00
Observações importantes
- Solicita-se que o visitante chegue com 15 minutos de antecedência e procure a administração para apresentar seu ingresso e seguir as instruções para a visitação.
- Em caso de chuva, a visita será cancelada, sendo necessário obter um novo ingresso para um outro dia de visita.
- Se porventura o visitante desistir do passeio, solicita-se que envie um e-mail informando sua desistência para agendamento@consolare.com.br, pois assim é possível repassar seu ingresso para outro interessado.
Serviços
O serviço de sepultamento no Cemitério da Consolação possui diferentes opções e oferece toda a assistência funerária necessária para ajudar a família neste momento delicado.
São disponibilizados vários tipos de sepultamento, como o sepultamento tradicional, o sepultamento em caixão ou em urna, o sepultamento em jazigo individual ou em jazigo múltiplo, o sepultamento via cremação, entre outras opções.
O pacote de serviços envolve desde a documentação de óbito da pessoa falecida, como o transporte do corpo, cerimônia fúnebre, religiosa ou espiritual, bem como suporte de acompanhamento emocional.
Um diferencial do Cemitério da Consolação administrado pelo Grupo Consolare é que eles são certificados pela Sociedade Brasileira de Sepultamento e Investigações Funerárias, seguindo todas as normas de segurança, higiene e respeito aos costumes e crenças religiosas dos envolvidos.
Documentação
Uma equipe treinada realiza o serviço de documentação no Cemitério da Consolação exigido por lei, de forma humanizada e com todo suporte emocional para auxiliar os familiares e amigos de quem partiu a realizar os trâmites burocráticos necessários para a realização o sepultamento do ente querido.
A documentação reúne os mais diversos itens, como por exemplo, a certidão de óbito, as apólices de seguros, as autorizações para liberação de transporte do corpo, entre outros documentos.
Translado Funerário
O serviço de translado funerário no Cemitério da Consolação é oferecido para auxiliar familiares e amigos na provisão de cuidados pertinentes à remoção, preparação e transferência do corpo de casa, do hospital ou de algum outro lugar em que se encontra, tanto em território nacional quanto internacional, para o local de sepultamento.
Todos os veículos utilizados no translado funerário são seguros, limpos e equipados com os itens necessários para o transporte adequado das pessoas falecidas.
Além disso, também é oferecido auxílio no trâmite burocrático com a Junta de Registro de Óbitos, como por exemplo, a emissão de certidões para a obtenção de autorização para transferir o corpo de local.
Laboratório
O serviço de laboratório no Cemitério da Consolação é realizado por uma equipe especializada e experiente com produtos de alta qualidade para que todo o processo ocorra de forma segura.
A técnica envolve a preparação e o embalsamamento do corpo com o objetivo de preservá-lo para que seja possível realizar o velório, ajudando os familiares, amigos e conhecidos a lidar com o período de luto.
Um dos procedimentos utilizados é a tamponagem, que é o processo de enchimento dos tecidos por meio da aplicação de produtos especiais para preencher as cavidades e áreas vazias do corpo, e com isso melhorar a aparência e reduzir a decomposição.
Outro procedimento é a tanatopraxia, que é o processo de embalsamamento, no qual são aplicados produtos especializados para conservar o corpo e retardar o processo de decomposição.
Flores
O serviço de flores no Cemitério da Consolação é realizado por floristas profissionais que combinam flores para criar arranjos que se tornam coroas significativas que valorizam a pessoa falecida e expressam condolências na cerimônia fúnebre.
Cada coroa é única, feita à mão com flores frescas de alta qualidade a partir de uma grande variedade de flores, normalmente incluindo lírios, margaridas, rosas, crisântemos, astromélias, cravos, tulipas e muito mais.
Existem também as coroas temáticas, como por exemplo, as flores do mar, que são perfeitas para homenagear aqueles que tiveram uma ligação especial com o mar.
Velório
O velório no Cemitério da Consolação é uma cerimônia fúnebre realizada em homenagem a uma pessoa que faleceu, que geralmente ocorre antes do enterro ou cremação, sendo um momento no qual familiares, amigos e conhecidos se reúnem para prestar suas últimas homenagens ao ente querido.
Durante o velório, é comum expor o corpo em um caixão, permitindo enquanto isso que os presentes possam compartilhar memórias, expressar condolências e oferecer apoio emocional aos familiares de luto.
O ambiente normalmente varia de acordo com as tradições culturais e religiosas do falecido e seus familiares, mas o propósito se mantem independente de qualquer coisa, que é proporcionar um momento reconfortante de despedida.
O serviço de velório do Cemitério da Consolação oferece além da organização de um culto fúnebre, com toda a decoração personalizada conforme o desejo dos familiares, a elaboração de um memorial com fotos e histórias da pessoa falecido.
Enterro
O serviço de enterro no Cemitério da Consolação consiste no ato de enterrar o corpo da pessoa falecida que geralmente está em um caixão, em uma sepultura abaixo do solo, que geralmente são covas individuais, que podem variar entre singelas lápides, aprimorados túmulos a até requintados mausoléus.
O enterro é uma parte significativa de toda uma cerimônia, muitas vezes acompanhada de um ritual de despedida realizado com orações e discursos, dentre outros gestos simbólicos, que marca o fim da vida de uma pessoa.
Cremação
O serviço de cremação no Cemitério da Consolação consiste na redução de um corpo a cinzas, usando calor extremo, onde o processo dura cera de 2 a 3 horas, e é feito em uma câmara de combustão especialmente projetada para este fim, em que primeiramente, o corpo é aquecido a temperaturas elevadas e, em seguida, as cinzas são coletadas e armazenadas em urnas ou caixas de madeira.
Uma equipe especializada realiza o serviço de cremação de acordo com as normas de segurança e as mais altas exigências de qualidade com profissionalismo e consideração a pessoa falecida e seus familiares.
Locação de Jazigos
O serviço de locação de jazigo no Cemitério da Consolação é fornecido por um preço acessível que se encaixa no orçamento da população paulistana e segue com toda orientação sobre os direitos e deveres legais e com os itens necessários para um funeral digno, incluindo realização de transporte, preparação do corpo e sala de velório.
Além disso, inclui a preparação do túmulo, do caixão e placa de identificação, além de vigilância para garantir a segurança dos restos mortais.
Tanto os túmulos quanto os caixões são fornecidos com materiais de alta qualidade que proporcionam longa durabilidade, para que possam durar por gerações.
Venda de Jazigos
O serviço de venda de jazigo no Cemitério da Consolação oferece uma solução duradoura para quem deseja honrar a memória do seu ente querido com respeito a sua história.
Com um preço acessível que se alinha ao orçamento da população paulistana, compreende toda a orientação sobre direitos e deveres legais, além de incluir itens essenciais para um funeral digno.
Ao adquirir um jazigo, você não apenas garante um local de descanso perpétuo, mas também recebe uma completa preparação do túmulo, caixão e placa de identificação, com toda a qualidade nos materiais utilizados para assegurar uma durabilidade por gerações.
Além disso, visando a tranquilidade dos entes queridos, é oferecida vigilância para garantir a segurança contínua dos restos mortais.
Infraestrutura
O Cemitério da Consolação com mais de 69.000 m2 de área arborizada e tranquila que contrasta com a famosa e agitada rua de mesmo nome no centro da capital paulista, é considerado um verdadeiro museu a céu aberto, devido às centenas de obras de artes que adornam os túmulos de famílias paulistanas tradicionais e artistas renomados que têm suas histórias entrelaçadas com a nossa querida metrópole.
Espaços de Conveniência
- Sanitários
- Estacionamento
Espaços de Sepultamento
- Capela e Pátio Externo com 203 m2
Espaços Operacionais
- Escritório Administrativo com 47 m2
- Área de Apoio com 57 m2
Espaços Estruturais
- Espaço de Entrada com 57 m2
- Paisagismo com 3.500 m2
- Área Pavimentada com 34.000 m2
- Refeitório para os Funcionários com 22 m2
- Vestiário para os Funcionários com 18 m2
Tipo
Em geral existem 3 tipos de cemitério, que podem variar entre horizontal, vertical ou jardim.
O Cemitério da Consolação é considerado do tipo horizontal.
Cemitério Horizontal
Este é o tipo mais comum e também o mais antigo que existe, sendo que sua disposição horizontal facilita o deslocamento e o acesso às sepulturas.
O enterro é feito de forma subterrânea, geralmente em covas individuais, que podem variar entre simples lápides, elaborados túmulos a até sofisticados mausoléus.
Normalmente é dividido em diferentes áreas, organizadas por seções com características específicas, como por exemplo, religiosas, cuidadosamente mantidas, com atenção especial à paisagem para proporcionar um ambiente tranquilo.
Cemitério Vertical
Este tipo de cemitério surgiu como solução para o problema da falta de espaço nas grandes cidades e facilita bastante a manutenção.
As sepulturas são empilhadas na vertical, onde os caixões são colocados uns sobre os outros, dispostos em nichos que funcionam como gavetas, que permitem a otimização eficiente do espaço.
Devido ao limite de espaço, o cemitério vertical apresenta uma estética mais moderna, com estruturas arquitetônicas projetadas levando em consideração questões ambientais, além de buscar minimizar o impacto na paisagem circundante para harmonizar com o ambiente urbano à sua volta.
Cemitério Jardim
Este tipo de cemitério, também conhecido como memorial ou parque, é caracterizado por sua ampla área e estética paisagística, que compõem um verdadeiro jardim com uma exuberante vegetação.
Ao invés de túmulos tradicionais, frequentemente utilizam sepulturas rasas, niveladas com o solo, contribuindo para a sensação de harmonia com a natureza, onde seus caminhos tranquilos convidam os visitantes a passear por um ambiente sereno.
Valorizam os elementos naturais, como pedras, placas ou até mesmo árvores, que são incorporadas de forma fluída aos túmulos e proporcionam que as cerimônias sejam realizadas ao ar livre, promovendo um ambiente acolhedor para homenagens.
Organização
- O Cemitério da Consolação é uma Organização Pública com Administração Privada
O que refere-se a uma organização que, apesar de ser de natureza pública, adota práticas comuns à administração privada, visando mais eficiência e melhores resultados.
Proprietário
- Prefeitura do Município de São Paulo
- Telefone: 156
- Site: www.prefeitura.sp.gov.br
- Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro de São Paulo, SP – CEP 01002-020
A Prefeitura da cidade de São Paulo é organizada entre o Poder Executivo que é representado pelo Prefeito, suas 26 Secretarias e suas 32 Subprefeituras, e o Poder Legislativo que é representado pela Câmara Municipal e seus 55 Vereadores, e é responsável pelo serviço funerário do município, tanto pela prestação de serviços públicos à população quanto à fiscalização dos privados.
Administração
- Grupo Consolare
- Telefone: 0800-0800-190
- Site: www.consolare.com.br
- Endereço: Av. Lacerda Franco, 2012 – Cambuci – Centro de São Paulo, SP – CEP 01536-001
O Grupo Consolare é uma das 4 concessionárias que venceram a licitação de concessão dos serviços de gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos 22 cemitérios e crematórios públicos, e da prestação de serviços funerários na cidade de São Paulo, ficando com 7 cemitérios, dentre eles o Cemitério da Consolação, conforme a seguinte lista:
- Cemitério da Consolação
- Cemitério da Quarta Parada
- Cemitério Santana
- Cemitério Tremembé
- Cemitério Vila Formosa 1
- Cemitério Vila Formosa 2
- Cemitério Vila Mariana
A administração privada desses cemitérios teve início em 7 de março de 2023, e vai até 2048, pois a vigência do contrato de concessão é de 25 anos.
História
O Cemitério da Consolação, que foi fundado em 1858, é a mais antiga necrópole existente na capital paulista, sendo um dos locais sagrados mais importantes do centro da cidade de São Paulo e, há mais de 150 anos, tem realizado um papel essencial na preservação da memória daqueles que se foram.
Surgiu da necessidade de garantir a salubridade da população paulistana e evitar epidemias pelo município, ao substituir o hábito, até então recorrente naquela época, das pessoas sepultarem os mortos nos terrenos das igrejas, tornando-se o primeiro cemitério público da cidade de São Paulo.
Com a prosperidade proveniente da aristocracia da cafeicultura e o surgimento de uma expressiva burguesia em São Paulo, o Cemitério da Consolação passou a ser ornamentado por jazigos de famílias ricas e de personalidades importantes da sociedade paulistana, que eram verdadeiras obras de arte criadas por renomados escultores.
Com uma área arborizada e tranquila, em oposição à agitada rua do mesmo nome, o Cemitério da Consolação reúne mais de 8.500 túmulos e mausoléus, além de 300 obras de arte construídas entre os séculos 19 e 20, por grandes artistas como Victor Brecheret e o arquiteto Ramos de Azevedo, que foi quem projetou o portal de entrada do cemitério.
Considerado um verdadeiro museu a céu aberto, o Cemitério da Consolação se tornou um belo espelho que reflete as diversas vidas daqueles que participaram de forma ativa, ao longo dos séculos, do desenvolvimento da cidade de São Paulo.
Um exemplo de cidadãos paulistanos relevantes para a capital paulista é a família Matarazzo, que possui um mausoléu no Cemitério da Consolação que é considerado o maior da América Latina, por seus 25 metros de altura e um total de 150 m2. Sua localização fica em uma área denominada popularmente como “Praça dos Três Poderes”, devido aos corpos dos políticos, Campos Salles, ex-presidente da República do Brasil, e Abreu Sodré, ex-governador do estado de São Paulo, que foram ali sepultados.
Muito outros políticos, empresários e artistas que foram extremante relevantes para a cidade de São Paulo são honrados no Cemitério da Consolação, como por exemplo: Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, entre muitos outros.
Outro fato curioso sobre o Cemitério da Consolação, é que ele foi tombado como patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade de São Paulo em 2017.
O Cemitério da Consolação é uma peça primordial da história do zona central de nossa estimada metrópole paulistana, que respeita suas origens e preserva acesa a chama do enaltecimento de nossos ancestrais.
Personalidades Sepultadas
Tabela com informações sobre algumas das personalidades sepultadas no Cemitério da Consolação no centro da metrópole paulistana:
Nome | Característica | Localização da Sepultura |
Anália Franco | Professora, Jornalista e Filantropa | Terreno 29 na Quadra 62 |
Anhaia Melo | Prefeito de São Paulo | Terreno 62 na Quadra 64 |
Batuíra | Personalidade do Espiritismo | Terreno 37 da Rua 11 |
Campos Sales | Presidente da República | Quadra 82 |
Carlos Bresser | Industrial, Político e Fundador do Bairro Brás em São Paulo | Não divulgado |
Carvalho Pinto | Governador de São Paulo | Terreno 136 na Quadra 44 |
Cícero Pompeu de Toledo | Dirigente Esportivo de Futebol | Terreno 35 na Rua 4 |
Emílio Ribas | Sanitário e Criado do Instituto Butantan | Terreno 8 na Quadra 1A |
Francisco de Paula Vicente de Azevedo | Patrono da Cafeicultura Brasileira | Não divulgado |
Francisco Matarazzo | Comerciante, Industrial, Banqueiro e Filantropo | Terreno 6 a 12 na Quadra 82 |
Guiomar Novaes | Pianista Internacional | Terreno 5 na Quadra 12 |
Júlio de Mesquita | Jornalista e Proprietário do Jornal O Estado de São Paulo | Terreno 15 e 16 na Quadra 45 |
Mário de Andrade | Escritor e Líder do Movimento Modernista Brasileiro | Terreno 1 na Rua 17 |
Marquesa de Santos | Benemérita | Terreno 3 na Rua 1 |
Monteiro Lobato | Escritor e Ativista | Terreno 2 na Quadra 25 |
Oswald de Andrade | Escritor e Líder do Movimento Modernista Brasileiro | Terreno 17 na Rua 17 |
Paulo Machado de Carvalho | Dirigente Esportivo de Futebol | Terreno 7 e 8 na Rua 11 |
Ramos de Azevedo | Engenheiro e Arquiteto | Terreno 15A e 15B na Rua 24 |
Tarsila do Amaral | Pintora | Terreno 46 na Quadra 36 |
Washington Luís | Presidente da República | Terreno 1 na Rua 22A |
Esculturas Artísticas
Tabela com informações sobre algumas das esculturas artísticas existentes no Cemitério da Consolação no centro da capital paulista:
Escultor | Obra | Localização |
Victor Brecheret | Grande Anjo de 1938 | Terreno 150 na Quadra 44 |
Antelo Del Debbio | Escultório da Família e o Operário de 1979 | Terreno 45A e 46 na Rua 9 |
Aurélio Franceschi | Anjo do Juízo de 1911 | Terreno 40 na Rua 5 |
Francisco Leopoldo e Silva | Nu Solitudo de 1926 | Terreno 17 na Rua 30 |
Galileu Emendabili | O Adeus de 1953 | Terreno 7 na Quadra 20 |
Nicola Rollo | Euterpe de 1926 | Terreno 36 na Rua 11 |
Roque de Mingo | Sem nomeação | Terreno 18 e 19 na Rua 6 |
Bruno Giorgi | Prece de 1970 | Terreno 9 na Quadra 17 |
Celso Antônio | Mausoléu de Carlos Campos de 1927 | Terreno 21 na Rua 37 |
Enrico Bianchi | Anjo da Guarda | Terreno 29 na Rua 37 |
Eugênio Prati | Sem nomeação | Terreno 103 na Quadra 52A |
J. Savoia | Sem nomeação | Terreno 64 e 65 na Quadra 45 |
Eugênio Prati | Pietá de 1917 | Terreno 39 na Quadra 45 |
Elio de Giusto | Sem nomeação | Terreno 6 na Rua 7 |
Luigi Brizzolara | Vencedores de 1921 | Terreno 9 na Rua 7 |
Materno Giribaldi | Família Jafet de 1932 | Terreno 12 na Rua 37 |
Celso Antônio | Família Rangel Moreira | Terreno 30 na Rua 38 |
Galileu Emendabili | Pietá de 1929 | Terreno 16 na Quadra 11 |
J. Savoia | Capela Família Siniscalchi de 1913 | Terreno 1 2 na Rua 37 |
Celso Antônio | Luiz Isola de 1927 | Terreno 2 na Rua 38 |
Nicola Rollo | A Lenda Grega de 1920 | Terreno 29 a 31 na Quadra 83 |
Francisco Leopoldo e Silva | Ponto de Interrogação de 1922 | Terreno 12 e 13 na Quadra 83 |
Luigi Brizzolara | Conde Matarazzo de 1925 | Terreno 6 a 12 na Quadra 82 |
Aurélio Capsoni | Família Frontini de 1922 | Terreno 15 na Quadra 82 |
Rodolfo Bernardelli | Presidente Campos Salles e Esposa de 1919 | Quadra 82 |
Júlio Starace | Cristo Carregando a Cruz de 1929 | Terreno 13 e 14 na Quadra 69 |
Nicolina Vaz de Assis | O Selvagem de 1898 | Terreno 1 e 2 na Quadra 36 |
Victor Brecheret | O Sepultamento de 1923 | Terreno 1 e 2 na Rua 35 |
Ramos de Azevedo | Família Bayeux | Terrenos 17 a 19 na Rua 35 |
Elio de Giusto | Cristo de 1962 | Terreno 51 na Rua 18 |
Amadeo Zani | Família Siciliano de 1927 | Terreno 3 e 4 na Rua 22 |
Faça um Comentário